Seguidores

19 fevereiro 2013

Fogaças!!!!

Boa tarde amigas!
Espero que esteja tudo bem com voçes!!
Hoje venho aqui postar umas fotos de  Fogaça é um pão doce português muito agradável e que eu adoro
Já á muito tempo que andava á procura de uma receita simples mas muito parecido com a receita original, encontrei amigas e logo coloquei as mãos na massa :-)Adorei fazer e então comer, já comi quase metade de uma quentinha e tudo...Ai ai que bem me soube...Ainda não está muita bonita á vista mas no paladar nem vos digo nada deliciosa que ficou ...Agora que sei a receita irei fazer muitas vezes...Alguém é servido????
 A receita foi deste blog e a fiz exatamente para que corresse bem, e correu adorei :-)

Fogaça
Ingredientes:
Para o fermento
  • 200 g Farinha T55
  • 120 ml de água morna (utilizei 150 ml 
  • 50 g Fermento fresco de padeiro
Para a massa
  • 600 g de farinha T55
  • 150 g de açúcar
  • 10 g de sal
  • 120 g de manteiga sem sal
  • 3 ovos
  • 2 g  de canela em pó (+/- meia colher de café)
  • raspa de limão (+/- meia colher de café)
  • 30 ml de Vinho do Porto (não está na receita original)
Preparação:
Dissolve-se o fermento na água tépida e junta-se cerca de 200 g de farinha de trigo até se obter uma massa relativamente mole, que se deixa levedar entre 15 minutos a meia hora conforme a temperatura ambiente. (Eu deixei uma hora no forno desligado...)
Depois, adiciona-se o açúcar com a canela, o sal, os ovos, a raspa de limão, o Vinho do Porto, a manteiga e a farinha necessária para se obter uma massa um pouco mais consistente do que a do pão. (das 600 g de farinha indicadas usei apenas 550g) Eu eu usei mais ou menos 500g
Deixa-se fermentar o tempo necessário para a massa dobrar de volume.(esteve mais ao menos 1hora e 30 minutos...)
A seguir, pega-se na massa,  divide-se ao meio e molda-se cada uma das partes num rolo comprido semelhante a uma serpente, isto é, mais espesso num dos lados.
Espalma-se este rolo com a mão, ficando uma tira que se começa a enrolar pelo lado mais largo, resultando numa pirâmide.
À medida que se vão enrolando, vão-se colocando as pirâmides num tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha onde voltam a crescer (entre 30 minutos e 1 hora).(Eu coloquei logo no tabuleiro forrado com um tapete silicone e deixei uma hora metido no forno desligado...) Pincelam-se com ovo batido e, com uma tesoura, dão-se 4 golpes no topo da pirâmide de que resultarão as "torres do castelo".

Introduzem-se as fogaças no forno quente a (200º, o ideal era um forno de lenha, mas não tenho disso cá em casa), 15 minutos depois, tiram-se para fora, à mão, separam-se as "torres do castelo", permitindo assim que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente. Voltam ao forno para acabar de cozer.
( Copiei o texto do blog e só o modifiquei um pouquinho com o que fiz)
Esta receita deu para fazer 2 paezinho médios...Nesta foto dá para ver como a massa ficou muito bonita, fofa e gostosa, tive logo que tirar uma maminha :-) Adorei amigas e como vos disse já comi metade de um:-) Receita a fazer mais vezes concerteza ♥
Espero que gostem e apreciem estes nossos doces tanto quanto eu ...E agradeço a muitos blog que nos ajudam com estas receitinhas...

Tenham uma boa tarde ♥

Bjokas.................Aninhas ♥♥

Bem

2 comentários:

  1. oi sou paula tanbem tenho um site de culinari se quiser parceria entre em contato anderson_brasil.com.br@hotmil.com

    ResponderEliminar
  2. Deve ficar demais !!!!!!!!!!!!!
    Vou testar a receita.
    Bjs

    www.receitasselecionadas.com

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela sua visita...Espero k tenha gostado ...Deixe um comentário com o seu nome e terei muito prazer em lhe retribuir com carinho a sua visita..
Beijos.

Aninhas.....Bjokinhas♥